04 setembro 2012

Workshop de Cosmetologia - parte I

Fala galera :)

No fim de semana retrasado participei do II Workshop de Cosmetologia, realizado pelo IQSC jr., lá na USP de São Carlos. 



Daí você pergunta: Cosmetologiiiiaa?? Que que isso??

Segundo o deus Google e a deusa Wikipédia, "Cosmetologia é a área da ciência farmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento, elaboração, produção, comercialização e aplicação de produtos cosméticos. Estuda os recursos de tratamento e embelezamento natural baseado no uso de produtos, substâncias e embalagens, denominados genericamente de cosméticos de aplicação externa e superficial."

Ou seja, é fazer shampoo, maquiagem, e os milhões de produtos que encontramos por aí, destinados tanto para estética, tratamento ou proteção (filtro solar, por exemplo).



Tentei fazer esse Workshop ano passado, mas tive provas da facul no mesmo dia e não deu certo. E esse ano, conseguiiiiii! Fiquei imensamente feliz hehe. Na época do vestibular além de prestar Engenharia Ambiental, prestei também Química, porque eu não consegui decidir entre essas duas áreas. Com esse workshop fiquei com muita vontade de mudar de curso. Mas, como já estou na metade, melhor terminar e ver o que faço depois :P

Enfim, aprendi bastante coisa! Alguns assuntos foram bastante esclarecedores e outros um tanto polêmicos, como o fato de shampoo sem sal ser mais uma jogada de marketing do que um shampoo que não tire o produto da progressiva do cabelo. What??? Pois é! Ou seja, não importa se o shampoo tem sal ou não, se você faz progressiva, ou relaxamento ou afins, tanto faz o shampoo! Meio que virou "moda" os produtos não terem cloreto de sódio, e então, ninguém mais quer comprar os normais. Quase todas as marcas já têm sua versão sem sal. 


Seda e seu shampoo com 0% de sal.

Outra coisa, aqueles produtos que são bifásicos (óleos de banhos ou demaquilantes) na verdade era para eles terem uma consistência só, mas como a fórmula não ficava boa e o produto ficava com duas fases, resolveram lançar o produto assim mesmo no mercado, e deu certo! Na verdade, foi uma marca que lançou assim (não sei qual foi), os consumidores aprovaram e então as outras marcas copiaram o esquema para não ficarem para trás!



No workshop tiveram palestras e minicursos e fizemos vários produtinhos! Super divertido!! Os produtos foram: filtro solar com FPS 30, primer, sombra, lip balm, sabonete líquido, sabonete esfoliante, shampoo, condicionador. 


Que gracinha né?! Fui eu que fiz tudo, gente :)
Bom, no outro post, a parte II, resenho os produtos (ainda não usei todos!). Ai que orgulho, galera! Haha, adorei o Workshop, o pessoal do IQSC jr. tá de parabéns!!

Obs: Eu fiquei super interessada nesse assunto quando li este post do blog Pausa para Feminices (aqui). Fiquei tão feliz quanto ela fazendo os produtos. Bem que eu queria ter elaborado minha coleção também!! :)

Beijocas!

14 comentários:

  1. O nome do blog é super ótimo, amei.
    Boa sorte, Aninha. *-*~~

    ResponderExcluir
  2. aiii bem q a unicamp podia ter um workshop desses !! Adorei a reporatagem ana! Muito bom saber sobre os shampoos hehehe ! Boa sorte bjinhos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teh! Nossa, se tiver algum workshop assim na unicamp me avisa, por favoorr!!
      hehe brigada!
      beijoooss!

      Excluir
  3. Q legal a historia dos bifásicos ahahahhaha

    O importante é q eles funcionam ;)

    Será q deram certo os seus produtinhos?? huahuahuahuahuhauhu se ficar bom eu compro =P

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ritinha! não sei, tô com medo ainda haha o meu sabonete líquido sedimentou! :( espero que ainda esteja bom :P

      Excluir
  4. Eu quero um primer!
    Posso encomendar pra srta cosmetológica? *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe no futuro! Srta cosmetológica foi mto bom :D :D quem sabee :D

      Excluir
  5. Ahh que legaaal Aninha! EU fiquei interessada nesse mini-curso também.
    Mas, também, estou lendo um livro agora em que um médico diz que há químicos cancerígenos em vááários dos cosméticos e produtos de higiene que usamos. Como parabenos e tal. A ideia agora é apostar no que for o mais natural possivel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que tenso!! Então, perguntei para uma das palestrantes, que é química, sobre os parabenos e ela disse que não há nada comprovado que cause mal, mas muitas marcas já aderiram (como la roche posay). que medo né :P

      Excluir
  6. Que lindo seu blog Ana, adorei!
    Ahhh, e vc daria uma ótima química! Quem sabe, né?
    Beijããoo Ana, até!

    ResponderExcluir
  7. Adorei!!
    Caso precise de uma cobaia estou a disposição.

    ResponderExcluir